
Colheita de Sangue no Instituto Superior Técnico – 21 a 25 de Outubro em frente ao pavilhão Central
O Diogo é aluno do 1º ano de Engenharia Química, tem 18 anos e necessita de um transplante de Medula Óssea. Como núcleo de estudantes, apelamos à dávida e ao registo como Potenciais Dadores de Medula Óssea.
Doar Medula Óssea
- Como ser dador de Medula Óssea?
- Ter entre 18 e 45 anos;
- Pesar, no mínimo, 50kg;
- Medir, pelo menos, 1,50m;
- Não ter recebido transfusões de sangue depois de 1980;
- Ser saúdavel.
- Como tornar-se dador?
Para se registar como potencial Dador de Medula Óssea deve apenas preencher um impresso e tirar uma pequena amostra de sangue. Este registo entrará para uma base dados nacional que estão ligados a uma rede de solidariedade mundial, existindo a possibilidade de poder ajudar alguém em qualquer parte do Mundo.
- Caso seja compatível com alguém, como se processa?
Existindo a possibilidade de compatibilidade, realizar-se-ão outros testes ao dador, para que se confirme a compatibilidade. Posteriormente, é feita a colheita num ambiente seguro e com a assistência médica necessária.
O que se diz (Mitos e Verdades acerca da doação de medula óssea):
- Qualquer pessoa pode fazer a doação – MITO, tem de preencher os requisitos acima mencionados;
- Posso doar mais do que uma vez – VERDADE. A medula regenera a cada 15 dias, portanto após este período é possível voltar a doar.
- A doação é dolorosa – DEPENDE. O incómodo pode ser leve ou moderado, depende de como é feita a colheita, via óssea (leva anestesia) ou venosa.
- Posso voltar rapidamente ao meu quotidiano – VERDADE. A recuperação é rápida, normalmente, após a doação, o dador fica uma noite no hospital, e recomenda-se três dias de repouso.
Mais locais onde podes doar: https://www.apcl.pt/pt/informacoes/seja-dador-de-medula#onde-tornar-se-dador