A todos os novos alunos,

É com o maior prazer que vos dou as boas vindas ao Instituto Superior Técnico, uma das grandes universidades de engenharia do país e da Europa.

Com certeza que neste momento, todos vós, têm sentimentos de alegria, incerteza e medo. Todos nós, que já cá estamos, também passámos por isso, e podemos-vos dizer que nada têm a temer.

Trabalharam tanto para este objetivo: entrar no Técnico. E conseguiram. Mas engane-se aquele que achar que este é um ponto de chegada, muito pelo contrário, este é um ponto de partida.

Vai ser uma caminhada longa e difícil, mas longe de ser impossível. Com o vosso esforço, o apoio dos vossos amigos (daqueles que já têm e dos muitos que farão), o auxílio dos professores (que nesta instituição existem tantos, de grande qualidade) e o acompanhamento por parte das organizações que existem para vos servir dentro do instituto, terão tudo para ter sucesso. Vão estar por cá muitas pessoas para vos acompanhar tanto no NEQIST, como no DEQ, na AEIST, na CPMEQ, e no NAPE, bem como em todos os outros serviços do Técnico. Não tenham medo de recorrer a estas organizações a pedir auxílio ou conselhos.

Nos próximos anos vão estar em contacto com dezenas, centenas (e talvez milhares?) de pessoas que têm objetivos tão desafiantes quantos os vossos. Cabe-vos a vós desafiarem-se a vós mesmos, procurarem melhorar todos os dias, com objetivos cada vez mais ambiciosos. É a receita para o sucesso.

Os próximos anos serão, também, anos de grandes mudanças. Não só nas vossas vidas, como também no Técnico. Este instituto está-se a reinventar, assim como o Mestrado Integrado em Engenharia Química, com implicações no vosso percurso estudantil e profissional. Serão mudanças que farão com que o Técnico dê mais um passo no caminho da excelência mas, como em todas as mudanças, poderão haver falhas e momentos menos bons. Mas em todos os momentos menos bons, há uma palavra que insiste em aparecer na vida de um engenheiro: “desenrasquem-se”. E na arte do desenrascanço, meus amigos, o Técnico é mestre a ensinar. E é por isso que nos valorizam.

Bom trabalho a todos, (a sorte façam-na vocês), e se precisarem, quando precisarem, não hesitem em entrar em contacto comigo ou com qualquer membro do NEQIST.

Até breve,
Milton Ponte
Presidente do NEQIST

-Vamos organizar um peddypapper preparado para os novos alunos de MIEQ, inscreve-te em neqist.ist.utl.pt/peddy-paper
– Queres fazer parte do Núcleo de Engenharia Química do Técnico? As candidaturas abrem dia 10 de Setembro. Fica atento ao nosso site e redes sociais.